O choque elétrico é a passagem da corrente elétrica pelo corpo, tornando-se um condutor elétrico.
Essa condução de corrente varia de acordo com a intensidade de volts com que a pessoa é submetida no choque elétrico, e pode gerar desde um pequeno susto, até uma fibrilação cardíaca, ou mesmo a morte.
O choque elétrico pode ser causado por fenômenos naturais como raios, ou acidentes como o contato direto com fiações elétricas domésticas ou públicas, áreas energizadas em decorrência de alguma fonte de energia mal isolada, ou o contato direto com uma pessoa que está recebendo uma descarga elétrica.
Procedimentos nos casos de choque elétrico:
- No caso de se estar presenciando o momento do ocorrido, procurar imediatamente afastar a vítima da fonte da corrente elétrica, desligando o interruptor próximo. Sendo ela um fio, afastá-lo da pessoa com um instrumento de material não condutor que esteja seco (madeira, plástico, pano grosso, borracha, com exceção de materiais de metal), procurar locomover a vítima também com algum desses instrumentos, uma vez que ela estará energizada e poderá assim, transmitir o choque a você.
- Aguarde uns segundos e inicie os procedimentos de socorro, já tendo acionado um serviço especializado antes. Observe os sinais e se a vítima estiver inconsciente, sem pulso ou respiração, aplique as técnicas de ressuscitação com massagem cardíaca e respiração boca a boca.
- Deve-se desapertar as roupas e ficar atento aos sinais vitais, ainda que a vítima tenha recuperado a pulsação e a respiração. Em casos de choques, essas variações de quadro são comuns, e pode ser necessária nova intervenção de reanimação.
- Se a vítima apresentar inconsciência; porém, estiver respirando e com pulsação, deve-se colocá-la na PLS (Posição Lateral de Segurança) e aguardar a chegada do socorro especializado.
Posição Lateral de Segurança:
Contribuição de Guilherme de Lima.